Wednesday, August 8, 2007

Manual de Otcetipe

Não contraries a natureza;
Sê humilde;
Não procures um sorriso a quem não sorriste;
Persegue um objectivo, em vez de o entregares ao acaso;
Vive em equilíbrio;
Vive como ser humanos que és: come, bebe, fala, ama, ri;
Sorri para o passado e vive o presente;
Tudo o que viveste valeu a pena;
Não culpes o outro do que depende de ti;
Não estabeleças paralelismos, porque és único;
Age segundo os princípios sem constrangimentos;
Age em consciência, mas vive com espontaneidade;
Toma consciência que o inimigo podes ser tu próprio;
Além dos cinco sentidos, não descuides a intuição;
És sempre digno do melhor;
Não procures o mestre, pois é em ti que se encontra;
Medita.


Lisboa, 08 de Agosto de 2007

Carla Mondim

8 comments:

Joana Roque Lino said...

carlota,
Depois de me teres explicado o significado do nome, acho muita piada à ideia. Beijos artista linda.

Joaquim Marques AC said...

A poetisa Carla garante que, aplicando esse seu manual (o nome faz-me lembrar as cápsulas de óleo de fígado de bacalhau :)), a vidinha da gente melhora?
Já me estou a ver despido de todos os bens, com um lençol laranja enrolado, descalço pelas montanhas do Tibete... :)

CMondim said...

Gente, antes de responder ao Joaquim, deixo uma explicação:
li recentemente o manual de Epitecto, um estóico escravo e coxo do século 50 AC, que tinha umas ideias q achei q tinham sentido e outras q nem por isso, de modo que resolvi fazer um manual da minha autoria, daí ter invertido o nome de Epitecto.

Joaquim, apenas posso garantir q acredito q uma pessoa q viva de acordo com a sua vontade, inspirada pelos mais básicos príncipios de convivência em sociedade, pode ter uma vida abundante em felicidade.

spring said...

olá!
excelente post!!!
beijinhos
paula e rui lima

Carlos Ramos said...

Será que Epitecto já conhecia Buda? vejo aqui algumas dos principios do Budismo. Mas os estoicos eram outra conversa. Na minha humildeopinião tinham um problema grande. Repudiavam o prazer, e isso é muito pouco benéfico para a felicidade dos homens.
Mas gostei bastante da tua composição Bj.

tchi said...

A harmonia do MUNDO está em compreendê-lo e aceitá-lo na sua diversidade.

Beijinho.

elero said...

mi querida amiga Carla:tus poesías en prosa son lo que más te inducen a relajarte y a pararte para meditar un poco;el mundo sería muito mejor con gente como tú...!!!bejinhos!!!

CMondim said...

Gracias Elerito, me encanto saber que mi poesia te gusta!

Bjinhos