Thursday, July 12, 2007

Razão/Emoção

Penso, logo existo!
E no pensar insisto
Até reconhecer
Que ao pensar
Não me consigo dissociar
Do sentir,
Porque sou uma pessoa.
E em rigor ao pensar
A emoção atravessa-se
A querer significar
Que só faz sentido raciocinar
Se a emoção puder colaborar.
Razão e emoção
Não são inimigos por definição.
A emoção legitima a razão,
Não se faça, porém, confusão
De se julgar que qualquer paixão
Pode justificar a razão.
A razão pura
Como a pura emoção
São meras quimeras,
Porque no homem coexistem
E no homem persistem
Em tranquila harmonia
Ou em constante picardia.


Lisboa, 12 de Julho de 2007

Carla Mondim

7 comments:

Joana Roque Lino said...

Gostei muito Carla,
Bjs

Joaquim Marques AC said...

Sim Senhora!
Rendi-me!
Ha muito que eu não lia um pensamento poético.
Se me permite: parabéns!
Joaquim Marques

José Elias Ramalho said...

É muito bonito.Faça mais,lê-la é um alimento para alma...
e para coração.
José Elias.

CMondim said...

Meus caros todos,
obrigada pelas vossas palavras amigas, quisera eu sentir-me mais merecedora do vosso apreço.

José Elias Ramalho said...

Quisera eu ser merecedor do seu apreço.

José Elias Ramalho said...

Parabéns pelas rotas. Todos os caminhos vão dar algum lugar. Ao caminho da felicidade. Continue.

spring said...

olá carla mondim!
ssta "razão/emoção" possui uma musicalidade única, como se fosse uma daquelas improvisações ao piano tocadas apenas uma vez e que ficam para sempre na nossa memória.
beijinhos
paula e rui lima